Esta competição contou com 12 candidatos, alunos de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI) e, apesar de não ser uma iniciativa inovadora na Instituição, “é muito útil para ajudar e perspetivar a maneira como posicionamos a nossa investigação para fora, para os outros”, disse Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento na UBI.
Ambas as concorrentes conquistaram o acesso à final do concurso internacional que se realiza no dia 22 de setembro, na Universidade de Pau e Pays de l'Adour (UPPA).
Sobre Antonieta Tourais
Antonieta Tourais é aluna de doutoramento na UBI, em psicologia clínica e da saúde. O tema da tese é "Psicologia de emergência: Características psicológicas dos interventores em crise e catástrofe. Contributos para a construção de um modelo explicativo dos processos psicológicos inerentes às situações de catástrofe".
Licenciada e mestre em psicologia clínica, pela UBI, a Antonieta trabalha há vários anos na área de emergência.
As principais questões de investigação são: Compreender quais as características psicológicas dos participantes e explorar a perceção que os participantes têm das suas experiências de intervenção em cenários críticos, que relatos fazem dessas mesmas experiências e significados atribuídos.
O principal objetivo é avaliar características psicológicas e experiências vivenciadas de quem trabalha nas áreas da intervenção em emergência.
Sobre Rafaela Caetano
Rafaela Caetano é estudante de doutoramento em Economia, especificamente na área de Economia da Energia, na UBI e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Para a sua tese de doutoramento, está a estudar a transferência de indústrias poluentes dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento para tirar proveito das suas leis ambientais mais permissivas. Deste modo, os países emissores (desenvolvidos) conseguem melhorar a sua performance ao nível da sustentabilidade, pois a poluição entra nas estatísticas dos países recetores (em desenvolvimento). O principal objetivo da sua tese é perceber de que forma a causa para esta transferência pode ser atualizada de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas, evitando assim os efeitos nocivos para o ambiente, uma proposta que traz a diversificação do mix energético e a transição energética para o debate.