“Este encontro, onde participaram representantes de 16 universidades e institutos, teve como principal ponto de agenda a definição da criação de um fórum de IES, cuja finalidade é o de promover uma resposta conjunta aos diversos desafios nacionais que são colocados a estas instituições portuguesas, que estão inseridas em contexto de Universidades Europeias”, refere a instituição anfitriã.
A reunião contou com a participação da Presidente e da Coordenadora da Equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+.
A definição do modelo de organização e funcionamento de um fórum de IES foi o ponto central da agenda. “Esse fórum será o espaço para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, além de se configurar como um local para compartilhar boas práticas, possibilitando uma resposta conjunta aos diversos desafios institucionais”, diz a UMinho.
O Fórum procurará constituir-se como interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias com o Governo, bem como com entidades portuguesas implicadas na coordenação do ensino superior. Nesta fase de arranque, a liderança do Fórum ficará sob a responsabilidade tripartida da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Recorde-se que a primeira reunião presencial teve lugar na UBI, no passado mês de junho, por iniciativa da UBI, e contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior. Na ocasião, foram abordados temas como Financiamento das Universidades Europeias; o Papel das entidades legais nas Alianças de Universidades Europeias e Estratégias de dinamização dos diferentes tipos de Mobilidade.
As alianças das Universidades Europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades que a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, para 60 alianças de universidades europeias, envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior.